sábado, 24 de outubro de 2009

O Carro que você irá comprar

Infelizmente a isenção veicular não está disponivel para todos os veículos disponíveis no mercado. Deve ficar claro que tal isenção aplica-se somente para carros novos (zero km), pois a nota fiscal deve ser emitida de fábrica. O veículo que estamos falando é conhecido nas concessionários como "veículo adaptado", pois ele deve, para ser isento, possuir algum tipo de adaptação que permita que você, com sua dificuldade de mobilidade, possa utilizá-lo sem problemas.
Essa adaptação pode ser, como foi no meu caso, a exigência de direção hidráulica e de câmbio automático.

No meu caso (DH + CA), houve vários modelos de carros que não poderiam ser adquiridos em razão de já possuírem essas características como itens de série, pois, se são itens de série, o carro não necessita de qualquer adaptação, logo, não é um carro a ser adaptado. Tive que optar por um carro que não viesse ou com direção hidráulica ou com câmbio automático de série.

Outras informações relevantes:
1) o veículo adaptado, uma vez adquirido, não poderá ser alienado (vendido) por um prazo inferior a 3 (três) anos;
2) você passará a ter necessidade de uso de carro adaptado, ou seja, suas restrições constarão em sua habilitação (CNH). Você somente poderá dirigir carros que possuam aos adaptações necessárias. Do contrário, no caso de uma eventual fiscalização ou blitz, terá problemas;
3) Você poderá indicar mais 5 (cinco) pessoas que poderão utilizar o seu veículo adaptado. O uso indiscriminado desse veículo por outras pessoas poderá também vir a trazer problemas futuros, principalmente em questões que envolverem a sua seguradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário