sábado, 24 de outubro de 2009

O Segundo Passo

De posse de seu Atestado Médico e de sua CNH, procure um CFC (Centro de Formação de Condutores) mais próximo de sua casa.

Você será muito provavelmente atendido por um/a atendente. Essa pessoa tem pouco ou nenhum conhecimento sobre como obter a isenção fiscal para veículos, mas por certo ela pode, como foi no meu caso, querer te ajudar indicando que você primeiramente deve ir para outro lugar, como a Receita Federal. Creia em mim, caro leitor, muitas foram as voltas que dei nesse verdadeiro labirinto e muito foi o tempo que perdi. Siga, portanto, meu conselho: diga ao atendente que você possui um défict de mobilidade e que gostaria que tal défict fosse verificado por meio de um laudo médico do DETRAN. Simples, assim. Qualquer coisa que ele/a argumente, mande-a falar com o médico responsável do CFC. Seja insistente e pareça saber mais do que ela, fazendo cara feia, se necessário. Se o médico for pouco instruído acerca desse procedimento, uma boa ideia talvez seja procurar outro CFC.

Se não houver problemas acerca do procedimento, você fará um pedido para expedição de uma nova CNH. Na verdade, trata-se do mesmo procedimento realizado quando da renovação de sua habilitação. Deverá pagar uma taxa (no meu caso, em Porto Alegre, foi cerca de R$ 70,00) de renovação e, após, será conduzido ao médico do centro que fará uma primeira avaliação em você.

Os exames que serão realizados são aqueles básicos (visão, colorimetria etc.). Também é possível que o médico faça alguns exames para verificar o seu déficit de mobilidade, como por exemplo, solicitar que voce pressione uma alavanca em um instrumento que medirá a sua força em ambas as mãos. Esse não é o momento de você provar que é o superman...

Se tudo correr bem, o médico irá encaminhar você para uma nova avaliação, dessa vez na Junta Médica do DETRAN. Essa avaliação irá ocorrer em um dia e horário a serem agendados e o mesmo será informado posteriormente para você por telefone. Se o contato não ocorrer em dois ou três dias, retorne ao CFC e verifique pessoalmente o agendamento. Em geral, o exame é marcado de cinco a dez dias após sua solicitação no CFC. Se você estiver em Porto Alegre ou em suas imediações, será encaminhado à rua Voluntários da Pátria, 1358, próximo ao centro. Não esqueça de levar o atestado médico consigo durante essa nova avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário